Example Example Example
“Não há progresso sem mudança. E, quem não consegue se mudar a si mesmo, acaba por não mudar coisa alguma.” George Bernard Shaw

Uol

Olá! Você pode deixar recados aqui! Participe!


Pesquisa personalizada

sábado, 13 de setembro de 2008

A Combinação dos 4 Elementos


Num mapa astrológico, os Elementos nunca se manifestam em estado "puro". Ninguém pertence exclusivamente a um só elemento. No mapa astrológico estes aparecem combinados em várias proporções. A interpretação desta combinação elemental dá-nos a base das tendencias comportamentais de um indivíduo.

Como interagem os Elementos num mapa natal?

O resultado da combinação de Elementos depende da natureza dos próprios elementos. O esquema seguinte apresenta as diversas possibilidades de relacionamento:

Os Elementos da mesma polaridade são os que apresentam a combinação mais fluída pois têm origens semelhantes. Assim os Elementos Yang - Fogo e Ar - tem uma relação naturalmente fluente. Se fizermos a analogia com os elementos físicos, veremos que o Ar alimenta o Fogo e este dá movimento e energia ao Ar.

Os Elementos Yin - Água e Terra - são igualmente compatíveis. A Terra suporta e dá forma à Água e esta alimenta e fertiliza a Terra.

Noutro extremo, temos as relações tensas. Estas ocorrem em Elementos de características totalmente opostas, ou seja entre Fogo (quente e seco) e Água (fria e húmida) e também entre Ar (quente e húmido) e Terra (fria e seca). O Fogo evapora a Água e esta apaga o Fogo, o Ar e a Terra têm "densidades" completamente opostas, pelo que têm dificuldade em interagir.

No termo intermédio temos as relações moderadas, em que os Elementos envolvidos são basicamente incompatíveis mas, ainda assim, têm algo em comum: Fogo e Terra (ambos secos) e Ar e Água (ambos húmidos).

Como "funcionam" estas combinações no plano psicológico?
Fogo e Ar - Indivíduos dinâmicos, muito "acelerados", com grande atividade mental mas dificuldade em trazer as idéias à "terra".

Fogo e Terra - Grande poder de concretização e estabilidade. Muito direcionados para os resultados das sua ações, mas correndo o risco de serem pouco sentimentais e pouco sensíveis.

Fogo e Água - Seres emocionalmente intensos, passionais. Dividem-se entre a expressão radiante das suas emoções e periodos mais introvertidos e sentimentais.

Ar e Água - Sonhadores, sentimentais e românticos mas com pouco sentido prático e muitas vezes perdidos no seu mundo de sonho.

Ar e Terra - Expressão primariamente mental e racional dando origem muitas vezes a uma abordagem "cerebral" e pouco sentimental da vida.

Terra e Água - Sensibilidade, estabilidade e uma natureza introvertida e calma que pode muitas vezes originar uma grande inércia.

Como saber que combinação está presente num mapa natal?

É necessário realçar que estas combinações resultam de uma "soma" dos vários fatores astrológicos de uma mapa astrológico. Muitas vezes a "pesagem" de elementos é muito complexa sendo difícil perceber qual o elemento dominante ou qual a combinação presente.
Um exemplo de pesagem muito simples seria a combinação Sol - Lua - Ascendente. Mas mesmo esta pode ser desequilibrada pelos restantes planetas.

Os Quatro Elementos

Os quatro elementos (Terra, Ar, Água e Fogo) são divididos em dois grupos. O Fogo e o Ar são considerados ativos e a Água e a Terra são passivos. Essa divisão se assemelha aos dois grupos da filosofia chinesa: yin representa Água e Terra e yang o Fogo e o Ar.

Os signos da Água e da Terra são mais introspectivos, cautelosos e ponderados. Já os signos do Fogo e do Ar não têm tantas reservas e se expressa socialmente com menor precaução.

Os elementos também foram divididos nas qualidades quente, seco, úmido e frio, a incorporação de uma teoria grega muito antiga, que posteriormente deu origem aos quatro temperamentos da medicina antiga: colérico (quente e seco), sanguíneo (quente e úmido), melancólico (frio e seco) e fleumático (frio e úmido).

Quente e Frio dizem respeito à quantidade de energia: alta ou baixa, respectivamente. Seco e Úmido falam da capacidade, talento ou interesse maior ou menor em criar ou desfazer conexões.

Um comentário:

New disse...

Oiêee!
Tem mimo prá vc lá em casa.
Beijos

Pesquisa personalizada

Ninguém faz nada sozinho! Esse é o lema do Ocasional

e-referrer

:: LINK-ME ::